• Thiago Guimarães

Mães narcisistas


As mãe narcisistas nunca estão satisfeitas, jamais são agradadas. Nada do que o filho faça está bom para elas. A mãe narcisista cria o filho de uma forma que ele sempre acredita que está em dívida com a mãe. São filhos que passam a infância, adolescência e, em muitos casos, a fase adulta tentando conquistar a aprovação da própria mãe.


E não pense que as mães narcisistas são sempre más com seus filhos. Muitas delas usam do carinho, amor e cuidado exagerados como forma de controle e manipulação. É aí que a situação complica um pouco mais, pois o filho se sente ainda mais culpado. O sentimento de culpa o faz se sentir ainda mais preso as necessidades desta mãe, que se aproveita da situação.


O filho de uma mãe narcisista geralmente tem sérios problemas para se relacionar com outras pessoas. Seus relacionamentos amorosos são sempre fracassados, boicotados de forma inconsciente, justamente para que ele possa voltar aos braços da mãe.


Além disso, esses filhos também não tem sucesso profissional para que possam sempre depender da mãe financeiramente.

Não existe um diagnóstico médico, não existe um exame e nada que possa comprovar, mas as mães narcisistas existem e estão espalhadas por todos os lados, onde a gente menos imagina. Só quem é filho de uma mãe narcisista sabe a dificuldade que é lidar com uma pessoa assim. Inclusive, todo filho de mãe narcisista tem dificuldade em aceitar a situação.


As mães que sofrem com este problema geralmente tem um relacionamento abusivo com seus filhos. Elas acreditam que o título de “mãe” lhe confere imunidade e direitos especiais, por isso elas abusam da filha psicológica, verbal e emocionalmente para se autovangloriar, pois é incapaz de amar e aceitar a si mesma.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um dos principais sintomas de uma mãe narcisista é a falta de empatias. Elas tem muita dificuldade em se colocar no lugar dos outros. Talvez possam até fingir algum sentimento, mas é nítido que não estão preocupadas se estão afetando outras pessoas ou não. Elas só reconhecem a validade de seus próprios sentimentos. Por acreditar ser merecedora de tratamento e atenção especiais, a mãe narcisista se recusa a se envolver com as emoções dos outros.


Elas também se sentem as donas da verdade. Tudo que a mãe narcisista alega a respeito de si mesma, dos outros e do mundo defende como verdade inquestionável.

A mãe narcisista é muito habilidosa em se fazer de vítima para os filhos e para os outros ao redor. Com isso, elas acabam conquistando tudo o que querem. Em muitos casos, quando o filho percebe a dinâmica da mãe e tenta sair deste ciclo vicioso, ela consegue colocar todos contra o filho.


THIAGO GUIMARÃES

Psicoterapeuta e autor do livro "O Segredo da Mulher Maravilha". Atende crianças, adolescentes, adultos e casais. Atua em São José do Rio Preto, São Paulo e Rio de Janeiro. É palestrante, ministra cursos, workshops e escreve sobre relacionamento, comportamento e bem-estar. É colaborador de programas de televisão, jornais e revistas de circulação nacional.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo