MULHER FORTE ASSUSTA HOMEM FRACO


A cada dia que passa eu comprovo, por meio da experiência clínica, como os homens se assustam com as mulheres fortes. Todos os dias eu escuto histórias de mulheres que não conseguem dar andamento em um relacionamento porque o homem se sentiu inseguro e decidiu cair fora. Geralmente são mulheres fortes, guerreiras e independentes.

A questão é que homem não foi criado para lidar com mulher forte. Por muito tempo a mulher foi considerada incapaz, dependente e amordaçada. Foi podada pelo moralismo machista e pela sociedade patriarcal.

Na era medieval, mulheres consideradas inteligentes, questionadoras ou que tinham habilidades com plantas curativas, eram taxadas como bruxas e queimadas em praça pública nas fogueiras da Inquisição. Por conta disso, perderam o feitiço e o contato com a própria natureza. Foram forçadas a a serem submissas e guardaram no calabouço da alma seus livros cheios de conhecimento e magia. Com isso, o homem ganhou espaço e invadiu todo o território. Aprendeu e ensinou o egoísmo e reinou absoluto no império do machismo.

Só que agora a história é outra. Os sutiãs foram jogados na fogueira e destas cinzas ressurgiu a Fênix no ápice da sua feminilidade. A mulher vem reconquistando seu espaço e ganhando cada vez mais notoriedade nas mais variadas áreas. A luta ainda não acabou. Ainda existe uma longa jornada para a mulher recuperar tudo aquilo que foi perdido ao longo do tempo. É uma luta diária e difícil. E nós, homens, podemos colaborar com isso, deixando de lado o nosso egoísmo e entendo que, definitivamente, a mulher não é um sexo frágil. Aliás, quem um dia inventou que a mulher era um sexo frágil, provavelmente, não entendia nada do feminino.


THIAGO GUIMARÃES Especialista em Psicologia Analítica e Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também é autor do livro "O Segredo da Mulher Maravilha". Atende crianças, adolescentes, adultos e casais. Palestrante, ministra cursos, workshops e escreve sobre relacionamento, comportamento e bem-estar.

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo