Buscar
  • Thiago Guimarães

TRÊS SINAIS DE QUE É HORA DE PEDIR DEMISSÃO


O pedido de demissão do apresentador Tiago Leifert foi o assunto mais comentado da internet na última semana. Pouca gente consegue entender o que faz alguém pedir para sair de uma das maiores emissoras do mundo, no auge de uma carreira em ascensão. Como um filho que deixa a casa dos pais em busca de nova experiências, Leifert demostra maturidade e coragem na decisão. Aliás, muita coragem.


Sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil para ninguém. Nós temos a tendência a nos acomodar diante da vida. Somos seres com forte capacidade de adaptação e, muitas vezes, nem percebemos que já ultrapassamos o limite do comodismo. O medo é um mecanismo de sobrevivência para nós humanos, mas também pode ser a chave para uma vida de fracasso.


Diante disso, listei os três principais sinais de quando é hora de pedir demissão. Se você se identificar com os sinais abaixo, está na hora de rever a sua vida profissional.


FALTA DE SENTIDO

Nenhum ser humano consegue levar uma vida saudável quando tem uma atividade sem sentido. A falta de um propósito de vida é o motivo de tanta gente com depressão no mundo. Se você é aquela pessoa que sente angústia para ir para o trabalho e faz isso apenas por conta do salário no final do mês, chegou o momento de repensar a sua vida profissional. Se você vive nessa situação é hora de se perguntar: “o que eu quero da minha vida?”. Seja sincero na sua resposta e, se for o caso, considere até mesmo a possibilidade de uma transição de carreira.


FALTA DE EXPECTATIVA

Mesmo que você goste do seu trabalho, não adianta se manter em uma empresa que não te oferece oportunidade de crescimento. Você não vai conseguir ficar feliz por muito tempo em um local que não valoriza o seu esforço. Todos nós precisamos enxergar uma luz no fim do túnel para continuar correndo atrás. Se a empresa não dá espaço para as suas ideias e não dá nada em troca da energia que você direciona para as suas tarefas, chegou a hora de procurar outro lugar para trabalhar.


VOCÊ DEIXOU DE SE IMPORTAR

Na minha opinião este é sinal mais importante. Quando a gente deixa de se importar com alguma coisa, seja um relacionamento amoroso, uma amizade ou o nosso trabalho, é sinal de que realmente não há mais nada que possa ser feito. Geralmente chegamos a esse ponto quando já tentamos todos os caminhos, mas não conseguimos recuperar a força de vontade para continuar. É nessa fase que a gente entrega os pontos e acaba fazendo o trabalho por fazer. Quando chegamos nessa fase, já passou da hora de mudar o rumo da história. Em geral, neste ponto, o corpo já começou a dar os sinais de que algo não está indo bem: dor de estômago, úlceras, gastrite, enxaqueca, síndrome do pânico, entre outros.


THIAGO GUIMARÃES

Especialista em Psicologia Analítica e em Neurociência e Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). Também é autor do livro "O Segredo da Mulher Maravilha". Atende crianças, adolescentes, adultos e casais. Palestrante, ministra cursos, workshops e escreve sobre relacionamento, comportamento e bem-estar.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo