Psicoterapia

A psicoterapia é um tratamento que possui algumas características muito especiais, isso porque, ao mesmo tempo, que é uma forma de buscar a cura de sintomas, problemas e conflitos é também uma maneira de obter autoconhecimento.

 

A capacidade de conhecer diferentes aspectos de si mesmo, como nos comportamos e por qual razão é um dos fatores responsáveis pela transformação e cura na psicoterapia, porém, a vivência de emoções e o encontro com a nosso sentido pessoal de viver são outros pontos muito importantes e trabalhados constantemente. Existem muitas categorias de psicoterapia, nossa clínica trabalha com a psicoterapia junguiana.

Benefícios

  • Autoconhecimento

  • Ampliação de repertório social: como lidar com as pessoas e os problemas cotidianos

  • Conquista de novos significados e sentidos em relação a vida

  • Construção de novas formar de sentir e amar

  • Redução de alguns sintomas e problemas psicológicos

  • Maior qualidade de vida e saúde mental

  • Prevenção de problemas futuros

 
O que é a Psicoterapia Junguiana?


A psicologia junguiana foi desenvolvida pelo médico suíço Carl Gustav Jung e vê o homem como um ser em busca de entrar em contato com o seu real sentido e através disso buscar a completude, integrando diferentes aspectos de si mesmo em um todo harmonioso. A psicoterapia junguiana trabalha com diversos aspectos criativos como a interpretação de sonhos, o uso da imaginação para solucionar problemas e até mesmo a expressão artística. O método utilizado nesse estilo de psicoterapia é o dialético, em que o paciente e o psicoterapeuta trabalham juntos. Não se assume que o psicoterapeuta saiba tudo ou tenha a chave para o problema do paciente, os dois buscam descobrir em conjunto a solução e agem se complementado de forma que os dois saem modificados do processo.

Psicoterapia é atividade exclusiva de psicólogos?

Não! A psicoterapia é um conjunto de técnicas integradas e não é privativa de nenhuma profissão. Não necessita ter formação em psicologia para atuar como psicoterapeuta.

Conforme o site do Conselho Federal de Psicologia: 

​O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a atuação do psicólogo na psicoterapia, conforme Resolução CFP-010/2000. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é atividade privativa de psicólogos, podendo ser praticada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.

Acesse: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia

Ninguém no mundo pode deter aquele que conhece a si mesmo

Thiago Guimarães