THIAGO GUIMARÃES PSICOTERAPEUTA

17 - 98160.0251

São José do Rio Preto / SP

São Paulo / SP

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Thiago Guimarães - 2019 - Todos os direitos reservados

Como a psicoterapia pode te ajudar?

A psicoterapia é um tratamento que possui algumas características muito especiais, isso porque, ao mesmo tempo, que é uma forma de buscar a cura de sintomas, problemas e conflitos é também uma maneira de obter autoconhecimento. A capacidade de conhecer diferentes aspectos de si mesmo, como nos comportamos e por qual razão é um dos fatores responsáveis pela transformação e cura na psicoterapia, porém, a vivência de emoções e o encontro com a nosso sentido pessoal de viver são outros pontos muito importantes e trabalhados constantemente. Existem muitas categorias de psicoterapia, nossa clínica trabalha com a psicoterapia junguiana.

Benefícios

  • Autoconhecimento

  • Ampliação de repertório social: como lidar com as pessoas e os problemas cotidianos

  • Conquista de novos significados e sentidos em relação a vida

  • Construção de novas formar de sentir e amar

  • Redução de alguns sintomas e problemas psicológicos

  • Maior qualidade de vida e saúde mental

  • Prevenção de problemas futuros

 

O que é a Psicoterapia

Junguiana?

A psicologia junguiana foi desenvolvida pelo médico suíço Carl Gustav Jung e vê o homem como um ser em busca de entrar em contato com o seu real sentido e através disso buscar a completude, integrando diferentes aspectos de si mesmo em um todo harmonioso. A psicoterapia junguiana trabalha com diversos aspectos criativos como a interpretação de sonhos, o uso da imaginação para solucionar problemas e até mesmo a expressão artística. O método utilizado nesse estilo de psicoterapia é o dialético, em que o paciente e o psicoterapeuta trabalham juntos. Não se assume que o psicoterapeuta saiba tudo ou tenha a chave para o problema do paciente, os dois buscam descobrir em conjunto a solução e agem se complementado de forma que os dois saem modificados do processo.

Quem pode Fazer

Psicoterapia?

Todos podem se beneficiar de um processo terapêutico, isso porque a psicoterapia é mais que um tratamento de sintomas ou doenças, ela é uma forma de autoconhecimento e a construção de um caminho para a vida. Claro, nem todos precisam fazer psicoterapia para se sentirem bem ou resolverem seus problemas, mas os psicólogos estão sempre dispostos a ajudar e aprender com seus pacientes, se você sentir que precisa de ajuda ou simplesmente está em busca de construir novos significados e sentidos os psicólogos podem ajudá-lo a alcançar estes objetivos.

A aliança entre o

terapeuta e o cliente

O efeito da terapia depende em grande parte do comprometimento do psicólogo e do paciente no processo, esse fator é chamado de aliança terapêutica. Assim, não se pode atender alguém que não queira fazer psicoterapia ou que está sendo obrigada a fazer, pois, os resultados são distantes do esperado. A psicoterapia requer abertura tanto do psicólogo como do paciente para pensar e construir novas atitudes.

Afinal, o que é

Psicoterapia?

A psicoterapia, segundo Knobel (2002), é um procedimento técnico de um vínculo humano, baseado num referencial teórico da estrutura da personalidade e dos comportamentos das relações interpessoais, mediante o qual uma pessoa tenta ajudar a outra que necessita de algum tipo de assistência para aliviar ou melhorar suas condições atuais de vida, e assim, atingir um melhor nível de desenvolvimento enquanto ser humano.

 

Para Laplanche e Pontalis (2008, p. 393), a psicoterapia é “qualquer método de tratamento dos distúrbios psíquicos ou corporais que utilize meios psicológicos e, mais precisamente, a relação entre o terapeuta e o doente”. Para estes autores a hipnose, a sugestão, a psicanálise são exemplos de psicoterapia. Os profissionais que mais comumente utilizam a psicoterapia são os Psicólogos Clínicos (Sim! Ser psicólogo não é sinônimo de ser psicoterapeuta), Psicanalistas e Psiquiatras. Indo um pouco além, Terapeutas Holísticos, Reikianos, Ocupacionais e outros.

 

O CRP SP cita: Para começar, é importante lembrar que a psicoterapia, no estágio atual da profissão no Brasil, é uma prática não exclusiva do psicólogo.

 

Segundo a Lei nº 4.119/1962, § 1º: Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento.

 

Em resumo, qualquer profissional, formado ou não, que busca ajudar por meio de métodos e técnicas outras pessoas, as quais estão passando por dificuldades ou sofrimento psíquico, pode se intitular psicoterapeuta.

Psicoterapia é
atividade exclusiva de psicólogos?

A psicoterapia é um conjunto de técnicas integradas e não é privativa de nenhuma profissão. Não necessita ter formação em psicologia para atuar como psicoterapeuta.

No site do Conselho Federal de Psicologia está: 

2) A psicoterapia é atividade privativa de psicólogos?
O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a atuação do psicólogo na psicoterapia, conforme Resolução CFP-010/2000. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é atividade privativa de psicólogos, podendo ser praticada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.

Acesse: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia

PARTICIPAÇÃO NO MULHERES

COMO OS TRAUMAS ATRAPALHAM A NOSSA VIDA AMOROSA